MISTER Z - O INIMIGO NO. 1 DOS "CINEASTAS" -

E A ÚLTIMA POLÊMICA

por Cristiano Zanella

Ladies & Gentleman & Rapaziada em Geral, hoje vou ser rápido e, como sempre, rasteiro. Curto e grosso, pra caralho. Tou vivendo intensamente meu inferno astral e curtindo horrores. O coisa não tá fácil: desemprego, blecaute, o time do Grêmio tá uma baba, o dólar disparou (e fudeu com o cinema, justo quando ele ia decolar - de novo!), não tou comendo ninguém (de novo, e como sempre!), a inflação de volta na área, etc. E, pra fechar com chave de ouro, tou sendo PROCESSADO pelos pós-graduados em cinema da PUC (não citarei nomes) por declarações dadas aqui no NÃO. Como diria o velho Jack Palance: "acredite..., se quiser". A polêmica mensagem, que eu mandei pro Gerbase há + ou - 1 ano atrás, xingava os caras chamando-os de picaretas e coisas piores. O Sr. Editor, na época, respondeu-me de imediato: "Alô Z, eu sabia que alguns magríssimos tinham bala na agulha. É isso aí. Pau no cú dos enganadores de todos os pesos e idades. E acho que concordamos em quase 100% na identificação dos ditos cujos. Mas aí fiquei em dúvida, porque enviaste a mensagem para mim, e não para o NÃO, o que me levou a crer que era uma mensagem pessoal, e não pública. Estou errado? É claro que gostaria de publicar tua mensagem na seção de cartas. Autorizas? Um abraço do Gerbase".

Lembra Editor? Eu, ingenuamente, autorizei. E me fudi! Puta-que-o-pariu, e agora? Me indica um advogado aí, Otto Guerra. Vou, pela primeira vez na vida, sentar no banco dos réus (e a primeira vez a gente nunca esquece). Eu mereço, comecei minha carreira no crime muito cedo: desde criança eu insultava os professores, batia nos colegas, era cliente assíduo do SOE, mas esta é outra história... Agora o bicho pegou: vou ter que me retratar perante o Sr. Juiz. Colocar minha gravata (a última vez que a usei foi no carnaval de 89) e alegar que cometemos alguns excessos às 4 da manhã, bebum, aquela coisa... Que a internet é isto aí mesmo, chinelisse pura, um vale-tudo politicamente incorretíssimo. Que eu sou um merda, um mal educado, irresponsável, babaca, internauta punheteiro, que sofro de problemas mentais e coisas do gênero. OLHA AÍ "CINEASTAS" DA PUC: 1) Querem uma retratação pública? Ok, sorry folks! Não tá mais aqui quem falou. Estou mesmo arrependido de ter chineleado vocês. Errei? Sim! 2) Querem indenização em dinheiro, grana? Vão noutro, que aqui não tem nenhum. 3) Só mesmo uns imbecis (como vocês) para levar em consideração as colocações de um imbecil (como eu)!

Ainda assim, me sinto bastante a vontade em mandar pau na Pontifícia. Estudei lá por 4 anos e sempre paguei em dia as mensalidades. Hoje, alguns 5 anos depois, posso afirmar que 90% dos professores não tem NADA pra ensinar. E com uma mensalidade da PUC dá pra rodar um S-8 por mês, um 16mm por semestre e provavelmente um longa no final do curso. Sobre o pós, posso afirmar que nada posso afirmar, apenas que os dois curtas são mesmo muito ruins, mal fotografados, mal montados, mal dirigidos, muito mal sonorizados, etc. E, o nome já diz tudo, DA MENOR IMPORTÂNCIA para a cinematografia local. Todo mundo saca, saca e não diz. Creio ainda que a censura já era e nós vivemos num país teoricamente livre. Essa história de processo é RIDÍCULA, pois eu apenas disse o que penso, e pensar, até onde eu sei, não é crime. It's a dirty job, but someone's gotta do it...

Em meio a toda esta palhaçada eu continuo, na medida do possível, colecionando desafetos: o ser-ou-não-bi (gênio do cérebro espelhado), o dodóy, o rubinho, os que vão de cinema pro povo, em nome do povo, no saco do povo (e, é claro, quase sempre na conta do povo), os novos "cineastas" gaúchos (que descobriram cinema brasileiro com Carlota Joaquina) e suas reuniões na Usina & a malandragem em geral. Querem a minha cabeça, mas não vão levar: ela é minha e só minha, e tá presa no pescoço, pelo menos por enquanto. No meu universo o pessoal que é bunda mole não tem e nunca vai ter vez.

Pra fechar, PEÇO ENCARECIDAMENTE AO SR. EDITOR: tchê punk, vá lá na seção de cartas e deleta esta merda, manda pra lixeira, apaga pra sempre! No lugar dela tu escreve "aqui jaz Mr. Z", falou? E estamos conversados!?!

Bom, por hoje é só, pessoal!!! Quando eu apertar o enter a merda vai pro ventilador. (In?)felizmente, não há mais nada que eu possa fazer a respeito. Ha, ha, ha, ha, ha!!! Click...

Mister Z, ouvindo a Rádio Princesa - 1020 AM, plantando bananeira e queimando tudo às 4 da matina.

Ajude o Mr. Z a pagar um bom advogado!!!

Banrisul ag. 055 conta 35.024951-07

zmister@hotmail.com

Brigadão, gente amiga! Torçam por mim!