CORRENTES E PIRÂMIDES DE DINHEIRO
por Giba Assis Brasil
[mensagem para Débora Peters 20/02/2003]
 

>>Ganhe muito DINHEIRO com esta mensagem. Quer saber como? Por Favor, leia este texto para entender, é muito fácil!! MULTIPLIQUE SEU DINHEIRO: Transforme R$ 6,00 em mais de R$ 6.000,00 LENDO ISTO VOCÊ PODE MUDAR SUA VIDA! FUNCIONA!<<

Na Grécia antiga, tinha os sofistas. Um deles tentou provar que uma pedra jogada em direção a um corpo nunca iria atingir esse corpo. Por quê? Ora, porque primeiro ela teria que percorrer a metade da distância necessária. Depois, metade da distância que faltava. Depois, metade do que ainda faltava, e assim por diante. A pedra nunca ia chegar, porque sempre ia faltar metade da distância pra percorrer. Aí alguém (acho que foi o Sócrates, mas não importa) jogou uma pedra no sofista, e encerrou a discussão.

O raciocínio do sofista parece correto, mas tá localizado no lugar errado. Ora, não faz sentido tu ficar pegando intervalos de tempo cada vez menores enquanto o tempo (e a pedra) segue avançando no mesmo ritmo de sempre. Bem mais tarde, quando Newton inventou o conceito de limite, ele pôde provar matematicamente que o sofista estava errado, nem precisava ser apedrejado por isso.

Essas correntes que provam "matematicamente" que dinheiro dá em árvore têm um único problema, já apontado por Karl Marx na metade do século 19: dinheiro não dá em árvore (ou, nas palavras dele, ou quase: a única forma de produzir riqueza é através do trabalho). É interessante imaginar que tu vai ganhar 300 mil reais sem fazer nada, mas a verdade é que alguém vai perder 300 mil, ou 300 mil caras vão perder 1 real cada. A idéia de que "todo mundo ganha" é puro sofisma: na décima ou vigésima geração, se ninguém quebrar a corrente, toda a população do planeta vai estar envolvida. Mais umas vinte gerações e todo mundo vai estar envolvido 300 mil vezes, zerando a conta. A pedra termina chegando. Mas é claro que, no meio do caminho, alguns mais espertos podem se desviar dela, e ganhar muito dinheiro.
 

Giba Assis Brasil
giba@portoweb.com.br



O portal TCHAU se deu ao trabalho de catalogar mais de 80 endereços
"onde se pode ganhar dinheiro fácil na Internet".
Quer saber mais?